A Autoclave Vertical 8 Litros - Volare promove esterilização através de calor úmido com acréscimo de pressão, para esterilização de instrumentos resistentes à pelo menos 134ºC. É utilizada em clínicas odontológicas, clínicas veterinárias, clínicas de estética, salões de beleza e laboratórios.
É recomendamos que o operador tenha conhecimento em biossegurança, pois o uso indevido da autoclave poderá ocasionar danos ao local, ao operador e a terceiros, além de prejudicar o processo de esterilização.
Separador de envelopes incluso, com espaço para 13 envelopes, ganhando economia, praticidade e tempo.
Características:
- Modelo: 8 AVV
- Capacidade: 8 Litros
- Temperatura de trabalho: 121 a 124 ºC
- Pressão Máxima: 1,5 Kgf
- Diâmetro da Câmara: 300 mm
- Profundidade da Câmara: 120 mm
- Altura Externa: 350 mm
- Largura Externa: 480 mm
- Tensão: 127 ou 220 V
- Potência: 550 w
- Corrente nominal: 127 V - 5 A / 220V 3 A
- Frequência: (Hz): 50 a 60Hz
- Pintura: Eletrostática
Visão Geral:
- Válvula de segurança cabo esquerdo: atua em caso de excesso de pressão.
- Válvula de segurança cabo direito: atua em caso de excesso de pressão.
- Tampa de vedação da autoclave.
- Selo de Segurança: atua em caso de excesso de pressão.
- Válvula de Escape: controla a pressão interna durante o funcionamento e permite a remoção do ar durante a despressurização.
- Cabo: permite a abertura e fechamento da tampa, bem como o manuseio e transporte da autoclave.
- Corpo: em pintura eletrostática resistente a alta temperatura.
- CICLO (LED vermelho): indica que o equipamento está em operação.
- LIGA: botão interruptor que permite iniciar o ciclo de esterilização e secagem extra.
- PRONTO (LED verde): indica que o equipamento está pronto para iniciar o ciclo.
- Manômetro: permite o acompanhamento em tempo real da pressão e temperatura de trabalho do equipamento.
- Pés dianteiros: fixos, regulados de fábrica.
- Cabo de alimentação: com a indicação da voltagem
- Fusível
- Rótulo de identificação: indica o modelo do equipamento, bem como o número de série.
Como Usar a Autoclave:
- Coloque 200ml de água DESTILADA/ DEIONIZADA diretamente no interior da autoclave.
- Disponha o material a ser esterilizado seguindo as normas de biossegurança, de limpeza e embalagem; posicionar as embalagens para permitir a livre circulação do vapor dentro da autoclave sobre a bandeja ou se houver, no separador de envelopes, evitando encostar o material nas laterais do interior da autoclave.
- Fechamento da tampa: Para um fechamento rápido e seguro observe as marcas na tampa superior e as de encaixe ao corpo da autoclave, fazendo um giro no sentido horário até os cabos superior e inferior se encaixarem. Observe na ilustração contida na tampa.
- Para ligar a autoclave: pressione o botão LIGA, a luz verde PRONTO apagará e a luz vermelha CICLO se acende dando início ao aquecimento da autoclave, no manômetro se observa a pressão e a temperatura subir até a faixa verde.
- A autoclave VolareMed já vem com uma quantidade de água calculada que proporciona um tempo total de esterilização em torno de 55 minutos, esse tempo pode ser alterado com o aumento e diminuição da quantidade de água utilizada, a alteração no volume de água é de total responsabilidade do operador, sendo necessária sua validação.
- Final do ciclo:Quando a lâmpada vermelha CICLO e se apagar a autoclave está pronta para ser despressurizada. Levante a válvula de pressão com auxílio da haste fornecida para liberar o vapor até cessar sua saída, quando o ponteiro do manômetro chegar à zero, a tampa já pode ser aberta.
- Secagem do material: abra a tampa da autoclave e deixe-a entreaberta para iniciar a secagem, logo após a luz vermelha CICLO se apagar e a autoclave for despressurizada. Nessa etapa a autoclave deve permanecer em secagem até a luz verde PRONTO acender, então o material estará seco e pronto para o uso ou armazenagem.
- Caso ocorra do material ainda se encontrar com umidade, é recomendado pressionar o botão branco LIGA novamente, sem água no interior da autoclave, com a tampa entreaberta, para dar início a uma rápida secagem extra de calor.
Atenção: O ciclo de secagem extra não é um processo corriqueiro e sim esporádico, caso haja necessidade de usá-lo com freqüência, observe o volume da carga utilizada, as embalagens e o material esterilizado, pois podem estar ocorrendo discrepâncias na sua carga o que não permite a secagem normal.